alimentos 944x531 1

SC trabalha para municípios acessarem o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal

No final de 2023, entrevistei o secretário especial de Assuntos Federativos do gabinete da Presidência da República (SEAF), André Ceciliano. Ele disse, na CBN:

— Os prefeitos pelo Brasil desconhecem muitos programas que são bancados 100% por recursos federais. Por isso estamos fazendo caravanas regionais com um catálogo de todos os projetos e explicando como aderir — afirmou.

Ceciliano citou o PAA, onde o governo compra do produtor rural e as prefeituras distribuem através de políticas públicas nos programas sociais, como nos serviços dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social).

Agora, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), por meio da Coordenadoria Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, está anunciando aos 295 municípios que estará agendando, de forma individualizada, atendimento para orientar técnicos e gestores de quais documentos são necessários para aderir e conseguir a verba.

O agendamento poderá ser feito até o dia 17 de janeiro.

As cidades com comunidades quilombolas, população indígena e também as que decretaram situação de emergência na enchente  do ano passado, terão uma verba adicional.

O secretário de Lula disse que a relação com Santa Catarina é  muito boa e que ele mesmo já recebeu o governador Jorginho Mello (PL) inúmeras vezes. É isso que se espera em uma relação que precisa ser suprapartidária e que tenha o cidadão em primeiro lugar.

Ponto para Lula e para Jorginho, mesmo que o segundo evite aparecer em foto ao lado do presidente da República.

Um fato menor, desde que os interesses dos catarinenses sejam alcançados e o Estado consiga os recursos de Brasília.

Via Nsc Total- Coluna Renato Igor