O governo de Santa Catarina vai renovar o convênio com a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado (Fecoagro) para o Programa Terra-Boa e irá investir aproximadamente R$ 48 milhões para subsidiar a aquisição de sementes de milho, calcário, kits forrageiras e kit apicultura em 2015. Serão subsidiadas as compras de 310 mil toneladas de calcário, 220 mil sacas de sementes de milho, 3.500 kits forrageiras e 430 kits apicultura.

A distribuição de calcário poderá ser feita em duas modalidades: via cooperativas, que o produto é disponibilizado para ser retirado próximo à propriedade rural, ou direto das minas, sendo o produtor responsável pelo transporte do produto até sua propriedade. Em ambos os casos, o produtor paga pelo calcário o equivalente em sacos de milho consumo tipo II (60 kg), pelo preço de referência fixado no início de cada ano.  Cada família rural tem direito a uma cota de 30 toneladas de calcário que serão pagas no próximo ano com o produto da colheita.

As sementes de milho incluem sementes de médio valor genético até àquelas de altíssimo potencial genético. As relações de troca para sementes de milho continuam as mesmas do ano passado: 4 sacos de milho para cada saco de semente de milho tipo I (semente varietal) retirada; 9 sacos de milho para cada saco de semente de milho tipo II (híbridos de alta tecnologia) retirada; 15 sacos de milho tipo comercial para cada saco de semente tipo III retirado; e 20 sacos de milho para cada saco de semente de milho tipo IV (altíssima tecnologia) retirada.

Para melhoria e implementação de um hectare de pastagem, o programa oferece o kit forrageira que é formado por mais de 80 produtos selecionados pelo agricultor e fornecidos a partir de um projeto técnico elaborado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). O valor do kit forrageira é de R$ 2 mil que pode ser pago em duas parcelas anuais ou em uma parcela com desconto de 60% incidente sobre a segunda.

Para diversificar as atividades econômicas da propriedade rural, o Terra-Boa fornece ainda o kit apicultura que oferece equipamentos necessários para que o produtor possa criar abelhas em sua propriedade. O valor do kit é de aproximadamente R$ 1.800,00 e o produtor terá dois anos de prazo para pagamento com parcela anual. Se o pagamento for único, quando do vencimento da primeira, haverá subvenção da ordem de 60% sobre o valor da segunda parcela.

A edição 2015 do programa Terra-Boa será lançada pelo governador Raimundo Colombo e pelo secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, nesta quarta-feira, dia 28, às 10h, durante a abertura da Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho. O evento vai até o dia 31 deste mês e irá expor as tecnologias e tendências de diferentes segmentos do agronegócio.

Via economia SC