balanco 2021 porto de sao francisco do sul tem ano marcado pelo aumento da movimentacao de cargas e premio nacional 20211228 1580585050

Empreendedor responsável estima investimento de R$ 290 milhões

Mais um grande investimento deve ajudar a consolidar Navegantes como importante polo logístico de Santa Catarina. Tramita na prefeitura da cidade um estudo que prevê a construção de um novo terminal para armazenamento de cargas. O empreendimento, batizado de Ciway, está mapeado para uma área gigante às margens da BR-470, na altura do km 6 da rodovia e a pouco mais de um quilômetro da BR-101.

Segundo o estudo de impacto de vizinhança (EIV), ao qual a coluna teve acesso, o terminal retroportuário ocuparia uma área útil de 256 mil metros quadrados, com uma área total edificada de 196 mil metros quadrados. O empreendimento está em nome da empresa Sheds Brasil, que atua no ramo de loteamento e incorporação de empreendimentos imobiliários.

Um vídeo publicado no Youtube pelo Grupo Saes, construtora responsável pela obra, destaca que o empreendimento também terá auditório e sala de reuniões, elevador e restaurante panorâmicos, portaria 24 horas, área de convivência e docas com plataforma automática, além de pontos para carregamento de carros elétricos.

O investimento previsto, ainda conforme os estudos, é de R$ 290 milhões, com expectativa de geração de 400 empregos diretos e até 2 mil indiretos. A justificativa para o novo armazém de cargas é a demanda da atividade portuária. Além disso, as obras de duplicação da rodovia, que aceleraram nos últimos meses, ajudaram a atrair novos investimentos.

O EIV é uma etapa que antecede a liberação das licenças ambientais necessárias para as obras. Antes disso, o projeto ainda deve ser analisado em audiência pública. Até o momento desta publicação, a coluna não conseguiu contato com a Sheds Brasil para comentar o assunto.

Via Nsc Total- Coluna Pedro Machado