A arrecadação total das receitas federais atingiu, em abril de 2016, o valor de R$ 110.895  milhões, registrando uma redução real (IPCA) de 7,10% em relação a abril de 2015. O desempenho da arrecadação das receitas administradas pela RFB, no período de janeiro a abril de 2016, em relação a igual período de 2015, encerrou com uma variação real acumulada, atualizado pelo IPCA, de -7,91%. O valor arrecadado atingiu R$ 423.909 milhões.

Quanto às Receitas Administradas pela RFB, o valor arrecadado foi de R$ 109.479 milhões, que corresponde a uma variação real (IPCA) de – 5,31% em relação a abril de 2015, enquanto que no período acumulado, até abril de 2016, tal valor chegou a R$ 416.821 milhões, representando uma redução real (IPCA) de 6,96%.

O resultado da arrecadação decorreu, fundamentalmente, do desempenho da economia, evidenciado pelo comportamento dos principais indicadores macroeconômicos que afetam, diretamente, a arrecadação dos principais tributos.

Segundo Claudemir Malaquias, chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros, “O desempenho geral da arrecadação em abril, e de janeiro a abril deste ano, teve uma trajetória negativa da ordem de 7%, refletindo o fraco resultado da economia e a deterioração das principais bases de tributação: a renda, o consumo e os salários”.

Acesse o relatório de arrecadação aqui.

Fonte: Secretaria da Receita Federal do Brasil