Alfândega da Receita Federal no Porto de Paranaguá realizou a maior apreensão de sua história de mercadorias contrafeitas e com falsa declaração de conteúdo. Treze contêineres foram apreendidos com irregularidades, que somam mais de 130 toneladas de produtos, vestuário, brinquedos, relógios, mochilas infantis, fones de ouvido, aparelhos de barbear elétrico, aparelhos celulares e diversos outros itens eletrônicos

Os contêineres são provenientes da China e tinha como destino final o Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro. De acordo com a Receita Federal, eles foram fiscalizados devido à “constatação de uma operação marítima não usual”, pois muitos contêineres que tinham como destino o Rio de Janeiro foram desembarcados em Paranaguá.

Entre as irregularidades encontradas estão mercadorias com falsa declaração de conteúdo, mercadoria declarada na documentação não correspondente com a importada e mercadorias contrafeitas de diversas marcas.

Em alguns contêineres, a mercadoria declarada como bolsas e mochilas se tratava na realidade de toneladas de vestuários (vestidos, blusas, casacos etc). Em outros casos, a declaração baterias para celular era referente a aparelhos de celular completos. Foram encontrados ainda brinquedos não declarados e contrafeitos, sem o devido licenciamento do INMETRO.

A Receita destacou que os produtos podem colocar o consumidor das mercadorias em risco, devido à baixa qualidade e da ausência de controle sobre os materiais utilizados na sua fabricação.

As mercadorias falsificadas serão destruídas e as demais destinadas para doação ou leiloadas. Os responsáveis pelas infrações serão alvo de representações fiscais para fins penais e responderão pelo crime de contrabando.

Via MassaNews