crise receita queda 0

A queda nominal, em agosto, foi de 0,51%

A receita tributária do Estado vem perdendo sistematicamente para a inflação nos últimos 18 meses, o que significa, em valores, R$ 1,65 bilhão a menos nos cofres públicos no período. “Considerando que a arrecadação mensal gira em torno de R$ 1,70 bilhão, nossa perda de receita tributária desde fevereiro do ano passado equivale a quase um mês inteiro de arrecadação”, afirma o secretário Antonio Gavazzoni.

Enquanto a inflação acumulada dos últimos 12 meses chegou a 8,74%, o crescimento da arrecadação não passou de 3,24%. A queda real é de 5,5%. Em agosto, como a queda nominal foi de 0,51%, a perda real só neste mês chegou a 9,25%. “A situação é grave porque além da arrecadação estar em queda, as despesas fixas aumentam em função dos reajustes gerados pela inflação”, observa o governador Raimundo Colombo.

Os setores com maior queda em agosto foram energia (-7,9%) e combustíveis (-2.9%). Juntos, eles respondem por cerca de 40% da arrecadação tributária do Estado. A boa notícia é que o setor de embalagens teve um incremento de 26,8%. Ele representa em torno de 2% da arrecadação, mas seu crescimento pode ser um sinal de recuperação da economia.

Via SEFAZ/SC