Santa Catarina é o segundo Estado mais competitivo do País, perdendo apenas para São Paulo. A premiação é do Centro de Liderança Pública (CLP), a partir de estudo feito em parceria com a Tendências Consultoria e Economist Intelligence Unit, abrangendo 66 indicadores socioeconômicos. Em 2011, Santa Catarina ocupou o sétimo lugar; em 2012 e em 2013, ficou em sexto; em 2014, alcançou a quinta posição; e em 2015 e 2016, ficou em terceiro.
A pontuação catarinense subiu dos 74,3 pontos, em 2016 para 77,2 agora, enquanto a média nacional caiu de 50,2 para 47,9. São Paulo continua na liderança, com 87,8, e o Paraná ficou em terceiro, com 71,1. Apenas nove Estados apresentaram melhoras em seus resultados nesta edição. Os resultados completos estão disponíveis no site www.rankingdecompetitividade.org.br.

Segurança é destaque

Dos dez pilares constantes do levantamento, Santa Catarina ficou em primeiro lugar em segurança pública e em sustentabilidade social. Exatamente segurança pública foi o fator mais significativo e eleva a posição de SC no contexto nacional. Não é só: o Estado destacou-se, ainda, com o terceiro lugar em indicadores como infraestrutura, educação, capital humano inovação. E no pilar potencial de mercado, pulou da décima nona para a décima colocação geral. Foram avaliados itens de infraestrutura, capital humano, educação, inovação, potencial de mercado, segurança pública, solidez fiscal, sustentabilidade social, e sustentabilidade ambiental e eficiência da máquina pública.

Via A Notícia – Coluna Claudio Loetz