Santa Catarina se manteve na segunda posição, com 0,637 pontos, empatado com São Paulo, entre  os melhores governos estaduais em serviços prestados à população. O resultado foi divulgado na terceira edição do estudo Desafios da Gestão Estadual (DGE) (www.desafiosdosestados.com.br) elaborado pela consultoria Macroplan, especializada em cenários futuros e gestão pública, e divulgado com o apoio do  Movimento Brasil Competitivo (MBC). O estudo avalia as entregas feitas à população pelos governos estaduais e traz projeções para 2022, com base na trajetória dos Estados na década anterior. 

Para definir a situação dos Estados, a Macroplan utiliza o Índice dos Desafios da Gestão Estadual (IDGE), que abrange um conjunto de 32 indicadores de 10 áreas de resultados: educação, capital humano, saúde, segurança, infraestrutura, desenvolvimento econômico, juventude, desenvolvimento social, condições de vida e institucional. O IDGE varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho do estado.

Saúde está entre as áreas avaliadas.
Saúde está entre as áreas avaliadas.

(Foto: Luiz Gonzaga dos Santos Filho/Divulgação )

O Estado aparece em segundo lugar nos indicadores de educação, saúde e desenvolvimento econômico. Está na quarta posição no quesito capital humano e em segurança. Surge na oitava colocação em infraestrutura e também no fator condições de vida. 

A pior classificação é no fator institucional, apenas na 22ª posição dentre os 27 estados. Este fator abrange a transparência governamental e o congestionamento da Justiça. 

Na área de Educação, apesar da 2ª colocação nacional, o estado exibe no IDEB do ensino médio nota inferior à obtida nos estados de São Paulo,Espírito Santo e Goiás, e registra um índice menor de crianças de quatro e cinco anos em escolas, do que outros 10 estados analisados.

A análise comparativa da última década mostra que, neste período, SC recuou em três indicadores: desenvolvimento social (menos três posições): condições de vida (menos uma) e institucional (menos 13). 

Via NSCTotal Coluna Claudio Loetz