O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, fez palestra nesta quarta-feira à noite no evento de posse do empresário Moacir Dagostin na presidência da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Logo que chegou, respondeu três perguntas da imprensa, quando aproveitou para falar do fim da crise, elogiou os catarinenses e disse que está recebendo apoio para disputar a presidência. A colunista do Diário Catarinense para o Sul de SC, Lariane Cagnini, participou da entrevista. Confira o que o ministro disse:

Retomada do crescimento econômico

– Nós já saímos da crise, o Brasil já está crescendo, criando empregos, o mês de dezembro já foi um mês de crescimento forte segundo o Banco Central, a criação de vagas no mercado de trabalho em janeiro foi de 77 mil vagas de novos empregos, então de fato a atividade econômica está crescendo forte, a inflação o ano passado foi a mais baixa desde 1998, portanto de fato o país está tendo condições com isso de conviver com juros mais baixos, no júri fixado pelo Banco Central, a Selic, é a mais baixa da história. Com isso, aos poucos a população cada vez mais vai sentir o efeito dessa melhora porque muitas vezes o cidadão trabalha em uma empresa que estava demitindo durante a recessão que passamos, parou de demitir, começa a contratar, começa a ficar mais confiante, e essa sensação vai aos poucos se estabelecendo em toda a sociedade, um começo de ano um pouco melhor e tudo isso vai acontecendo. Isso particularmente no estado de Santa Catarina, que está crescendo muito, bem mais do que a média nacional, é um mérito dos catarinenses.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti