MetaversoConsultas02.jpg

Setor movimentou em SC R$ 19,55 bilhões em 2020

Estudo feito pelo Instituto Itaú Cultural, com base em informações do IBGE de 2020, apurou que a Economia da Cultura e das Indústrias Criativas (ECIC) movimentou no Brasil, em 2020, R$ 230 bilhões, o que significa 3,11% do Produto Interno Bruto (PIB). Santa Catarina ficou em terceiro lugar nesse setor, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.

PUBLICIDADE

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Em participação no PIB ECIC nacional, Santa Catarina respondeu por 8,5% do total, o equivalente a R$ 19,55 bilhões. São Paulo alcançou 52%, Minas Gerais, 9,28%, e o Rio de Janeiro, que ficou em quarto lugar, alcançou 8,19%.

No ranking de empresas do setor, SC também ficou em terceiro lugar com 14.331 negócios registrados. SP somou 36.380 e Minas, 14.445. O Paraná ficou em quarto lugar com 10.535 empresas.

O estudo avaliou também o número de trabalhadores no setor. SC conquistou o quarto lugar nacional, com 490 mil postos de trabalho. SP liderou com 2,5 milhões, seguido por Rio de Janeiro com 702 mil e Minas Gerais com 662 mil.

Gráfico divulgado pela Fundação Catarinense de Cultura

• O estudo mostra a potência extraordinária que é o estado de Santa Catarina na cultura e também na economia criativa, segmento relativamente novo que merece cada vez mais uma atenção especial. A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) reconhece esse fato e trabalhará para se modernizar, podendo assim atender às demandas que lhe chegam com a precisão e o cuidado que exigem – avaliou Rafael Nogueira, presidente da Fundação Catarinense de Cultura.

Os dados considerados pelo Instituto Itaú Cultural nesse ranking vêm de três grupos de negócios na área da criatividade. Tecnologia, que inclui demais serviços de tecnologia da informação e desenvolvimento de software e jogos digitais; Cultural, que abrange artes cênicas, artes visuais, atividades artesanais, cinema, rádio e TV, museus e patrimônio e música; e Consumo, que envolve arquitetura, design, editorial, moda, publicidade e serviços empresariais.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti