conaci 0

Em debate, melhorias de gestão visando o aumento da transparência e o combate à corrupção
Dirigentes de diversos órgãos governamentais de controle interno da União, estados e capitais brasileiras se reuniram na última semana, em Porto Alegre, para a 19ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). Na pauta, assuntos relacionados ao fortalecimento do setor, bem como deliberações e articulações para implementação de melhorias de gestão visando ao aumento da transparência e ao combate à corrupção.
“É de extrema importância participarmos das reuniões do Conaci, onde são debatidos os temas mais relevantes e atuais concernentes ao controle interno e compartilhadas experiências e boas práticas visando à eficiência na gestão pública”, considerou o auditor interno Rafael Lima Palmares que, junto com auditor interno Rodrigo Stigger Dutra, representa Santa Catarina nesta edição.
Ao longo da programação, diferentes especialistas compartilharam suas experiências de sucesso ou apresentaram assuntos de interesse, dentre eles: Matriz de Risco para Planejamento de Auditoria; Projeto de Reformulação de Relatórios de Auditoria e Fiscalização; e Projeto de Identificação de Fraudes em Pregões Eletrônicos.
Para o presidente do Conaci e atual auditor geral do Estado do Pará, Roberto Amoras, o peculiar momento de crise do País torna desafiador o trabalho de controle interno. “Nosso foco não é apenas fiscalizar e controlar, mas buscar a otimização e a racionalização dos gastos públicos. E a reunião técnica é o local adequado para compartilhar vivências, trocar experiências e fortalecer o controle interno no Brasil, buscando sua excelência”, disse.
Além disso, foi realizada uma eleição para os cargos de segundo vice-presidente do órgão e membro do Conselho Fiscal, ocupadas, respectivamente, a partir de então por Álvaro Fakredin, controlador geral do Estado do Rio Grande do Sul, e Tatiana Silva da Cunha, da Auditoria Geral do Mato Grosso do Sul.
Via SEFAZ/SC