Riqueza gerada em SC no ano de 2014 somou R$ 36 bilhões, o equivalente a 1,3% do PIB nacional

Santa Catarina tem o terceiro maior PIB per capita entre as 27 unidades da Federação, incluído o Distrito Federal. A riqueza por habitante, no Estado, em 2014, foi de R$ 36.055, só perdendo para o Distrito Federal (R$ 69 mil), São Paulo (R$ 42,2 mil) e Rio de Janeiro (R$ 40,7 mil).

O número referente a SC é maior do que a média nacional, que ficou em R$ 28,5 mil. Significa que a população catarinense, em média, tem ganhos 26% superiores aos da média de todos os Estados brasileiros.

Do conjunto das 27 unidades da Federação, Santa Catarina também se destaca em outro comparativo. É o segundo Estado que mais ganhou participação no produto interno bruto, entre 2002 e 2014, aponta o IBGE. O salto foi de 0,5 ponto percentual e mostra o amplo estudo das contas regionais divulgado pelo órgão federal.

Os números indicam evolução das atividades econômicas, e, apesar das crescentes dificuldades naturais em meio a um processo recessivo gigante, o Estado se diferencia dos demais. Revela a capacidade de melhorar seu desempenho relativo tanto nos indicadores gerais de produção de riqueza, como no da distribuição da renda pela população.

Minas Gerais foi a unidade da Federação que mais ganhou participação, 0,6 ponto percentual. Na contramão, São Paulo lidera os Estados que perderam espaço nesse período, com recuo de 2,7 pontos percentuais. O Rio de Janeiro decaiu 0,8 p.p., seguido de perto pelo Rio Grande do Sul (-0,4 p.p.).

A riqueza gerada em SC, no ano de 2014, somou R$ 36 bilhões, o equivalente a 1,3% do PIB nacional. Há cinco anos – desde 2011 –, somos a sexta maior economia do Brasil. Em 20002, o Estado catarinense tinha riqueza ao redor de R$ 9,74 bilhões. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, somados, concentram mais da metade (52,7%) do PIB do País. Só o Estado paulista representa um terço do todo.

Via A Notícia – Coluna Cláudio Loetz