gg 0

Reunião de secretários de Fazenda de todo o Brasil com o ministro Joaquim Levy será em Florianópolis no dia 2 de outubro

Atendendo a um pedido do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, ao secretário Antonio Gavazzoni, Santa Catarina será o estado anfitrião da 158ª reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária – Confaz. Levy é o presidente do Conselho e deverá liderar a mesa de discussões. A reunião será realizada no dia 2 de outubro em Florianópolis com participação dos secretários de Fazenda de todos os Estados, além de representantes da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), da Secretaria da Receita Federal (SRF) e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Segundo Gavazzoni – ao sugerir Santa Catarina como sede do evento, o ministro fez uma deferência à situação fiscal diferenciada do Estado. “O governador Raimundo Colombo e nós, da Fazenda, desenvolvemos uma boa relação com o ministro. Em tempos de ajuste fiscal, a expectativa é que nesta reunião haja um alinhamento nas questões federais e estaduais e que possamos construir soluções para retomada do crescimento”, espera o secretário. Levy e Gavazzoni se conheceram no Confaz de Goiás, em abril e, em maio, o ministro veio a Florianópolis para palestrar no Encontro Fazendário.

As Reuniões do Confaz são trimestrais e tratam das ações necessárias à elaboração de políticas e harmonização de procedimentos e normas inerentes ao exercício da competência tributária dos Estados e do Distrito Federal. A pauta da 158ª reunião ainda não foi fechada, mas as discussões devem ser balizadas pelos assuntos fiscais do momento, como a reforma do ICMS, o corte de gastos e o retorno da CPMF.

A reunião do Confaz é tradicionalmente precedida do “Pré-Confaz”, que reunirá no dia 1º as equipes técnicas das Fazendas estaduais. O evento acontece no hotel Il Campanário, em Jurerê Internacional. Informações relativas ao acesso da imprensa serão disponibilizadas mais próximo da data do evento.

Para saber como participar, clique aqui.

Laelia Purpurata – Símbolo oficial de Santa Catarina desde 1983, a Laelia Purpurata está na comunicação visual do 158º Confaz. Considerada pelos botânicos uma das flores mais vistosas e nobres do mundo, foi descoberta em 1947 no litoral da então Província Imperial de Santa Catarina, onde hoje está Florianópolis. Delicada, a espécie leva entre cinco e seis anos para florescer pela primeira vez, sempre entre novembro e dezembro. Com flores grandes, entre 12 e 15 cm de diâmetro, a característica marcante está nos tons das pétalas, que vão do quase branco ao rosa suave, com o centro púpura intenso, de onde vem o nome. Exportada para a Europa entre 1920 e 1940, é destaque nas maiores coleções e orquidários do mundo, sendo reconhecida nacional e internacionalmente como a “Rainha das Orquídeas”.

Via SEFAZ/SC