Jorginho Mello Eduardo Valente 2023 944x531 1

Evento visa apresentar a investidores atrativos de SC, PR e ES, estados onde a economia cresce acima da média nacional

Acontece em São Paulo na próxima quarta-feira (24) o Brazilian Regional Markets, evento que visa apresentar para investidores e empresários do centro de negócios do Brasil, a Avenida Faria Lima, os potenciais de Santa Catarina, Espírito Santo e Paraná, estados que registram as maiores médias de crescimento econômico no Brasil. SC será o primeiro a mostrar seus diferenciais, incluindo palestra do governador Jorginho Mello com o tema “Por que Santa Catarina é um estado atrativo para novos investimentos?

Essa primeira edição do evento terá a participação de lideranças dos setores público e privado dos três estados que falarão para um público convidado de 600 pessoas composto por investidores institucionais e empresários que tomam decisões. A realização é das empresas Apex Partners, do Espírito Santo, e EQI Investimentos, de Santa Catarina, ambas da área financeira com atuação em diversas regiões do país.

Além de Jorginho Mello, também falarão o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, o presidente e fundador da Apex, Fernando Cinelli, e o diretor executivo de Novos Negócios da EQI, Mauricio Daoud.

Entre as lideranças catarinenses que falarão sobre o potencial de SC estarão também o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert; o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de SC, Beto Martins; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Marcelo Fett; o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveria; e o presidente da SCPar, Renato Lacerda.

Estarão no evento também o presidente da Federação das Indústrias de SC (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, o presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) Iomani Engelmann, o presidente da Softplan, Eduardo Smith, o diretor geral da Teltec Solutions Diego Ramos e o diretor geral da GM em SC, Adriano Barros.

Lideranças de SC vão apresentar dados do Estado como o primeiro do ranking em capital humano, o mais seguro do Brasil e desempenho destacado em tecnologia e inovação, em logística e numa série de outros setores econômicos.

O governo catarinense vai informar que busca investidores para a parceria público-privada (PPP) do Aeroporto de Jaguaruna e para operação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Imbituba. Edital para fazer os estudos para a instalação da ZPE foi lançado em março deste ano.

Em análise sobre os três estados, o diretor econômico da Futura Inteligência, Orlando Caliman, apontou indicadores que fazem a diferença para negócios. Sobre SC, além de capital humano e habitat para tecnologia e inovação, ele destacou a liderança em sustentabilidade social.

No Espírito Santo, Caliman apontou a solidez fiscal – segundo colocado no ranking nacional -, qualidade das instituições, bom ambiente de negócios e segundo no ranking de qualidade da infraestrutura.

Sobre o Paraná, ele destacou a liderança em sustentabilidade ambiental, competitividade na produção de grãos, proteína animal e excelência na gestão pública.

Entre as lideranças do Paraná que confirmaram participação no evento estão o presidente da TMG, Francisco Soares; presidente da Belagrícola Alberto Araújo; o sócio da Catúaí Asset Management, Alfredo Khouri; o chairman da CSD Jefferson Nogaroli e o CEO da TM3 Marcel Malczewski.

Do Espírito Santo, além do governador Renato Casagrande, estarão o presidente da Cesan Munir Abud; o CEO da Zurich Airport Ricardo Gesse; o presidente do Grupo Águia Branca Kaumer Chieppe, o presidente do Grupo Estel Luis Cordeiro, o CEO da Wine Marcel D’Ariezo, o CEO da TimeNow Antonio Toledo e o vice presidente da Seacrest, Juan Alves.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti