O objetivo á aperfeiçoar o Portal de Transparência do Governo do Estado de SC

Teve início nesta segunda-feira, 23, na Escola Fazendária, a primeira etapa do curso Estruturação de Dados Abertos do Governo, promovido pela Diretoria de Contabilidade Geral. O objetivo é aperfeitçoar o Portal da Transparência do Governo do Estado de SC. O curso terá continuidade nos dias 24, 30 e 1º de dezembro, das 13 às 19 horas.

A capacitação está sendo ministrada pelo professor Dr. José Leomar Todesco, do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina,  em quatro módulos: a importância social dos dados abertos do governo; os dados abertos governamentais; gerenciando a abertura de dados; e o que publicar e como promover a publicação de dados abertos.

“Desde a implantação do Portal de Transparência, a Diretoria de Contabilidade busca iniciativas de atualização e discute sobre como devem ser disponibilizadas as informações, do formato até a operacionalização e o efetivo uso dessas informações para fins de controle social”, afirma a contadora da Fazenda,Michele Patricia Roncalio, que atua na Gerência de Estudos e Normatização Contábil e coordena o projeto do curso.

Para a diretora de Contabilidade Geral, Graziela Luiza Meincheim, os Portais de Transparência devem oferecer informações úteis, permitindo que o usuário utilize-as da maneira mais apropriada conforme suas necessidades. “É com esta bandeira que trabalhamos para o aperfeiçoamento constante desta ferramenta que promove o controle social”, afirma.

Participam do treinamento 21 contadores da fazenda estadual, vinculados à Diretoria de Contabilidade Geral, oito analista do CIASC, dois servidores que atuam na Diretoria de Captação de Recursos e Dívida Pública, dois servidores da Controladoria Geral da União – Regional SC, um servidor do Ministério Público do Estado e um do Tribunal de Contas do Estado.

Via SEFAZ/SC