censo ibge sc cresicmento populacional.jpg 1

São cerca de 1,5 milhão de pessoas a mais desde 2010

As projeções do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que Santa Catarina foi o terceiro estado brasileiro com maior crescimento populacional desde a última pesquisa do órgão, realizada em 2010, atrás apenas de Roraima e Mato Grosso.

À época, o Estado tinha 6,3 milhões de habitantes, o número deve avançar para 7,8 milhões. O crescimento é de 1,5 milhão a mais de pessoas. Em termos absolutos, a região catarinense fica atrás apenas de São Paulo.

Os números foram destacados por Roberto Kern Gomes, superintendente estadual do IBGE em Santa Catarina, em entrevista à CBN Joinville na manhã desta terça-feira (21). Outro número significativo apresentado por ele é que o Estado tem a menor taxa de rejeição à pesquisa. Segundo ele, 97% dos domicílios catarinense já responderam o questionário. As coletas devem se encerrar na próxima terça-feira (28).

Roberto afirma que o IBGE está mobilizado desde janeiro para reverter os casos de recusa. Até então, o órgão esbarrou em alguns cenários do país, como as eleições presidenciais de outubro, quando a população se confundia com pesquisas eleitorais.

— Com diversos apoios realizamos o Censo. Já podemos dizer que foi um sucesso graças a população que nos atendeu — celebra.

Conforme ele, foi necessário aumentar o período de pesquisa para ter um resultado mais correto.

— Se lá em outubro tivéssemos concluído o Censo, não teríamos toda a amplitude de território do estado e país — pontua.

Roberto ainda destaca que o Censo vai servir de base principal para elaboração de políticas públicas para os próximos oito anos, incluindo projetos de tratamento de água e esgoto, construções de Centros de Educação Infantil (CEIs), linhas de transporte coletivo, arborização, calçadas, obstáculo para cadeirante, entre outros diversos temas.

— É um direito do cidadão que as suas demandas sejam ouvidas pelo poder público — finaliza.

Via AN