Com impulso maior da indústria, Santa Catarina criou em janeiro 11.284 novos empregos, liderando a geração de postos de trabalho no país, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta à tarde pelo Ministério do Trabalho e Previdência.  A indústria de transformação do Estado fechou o primeiro mês do ano com saldo positivo de 5.904 vagas, seguida pela agropecuária com mais 3.409, os serviços com a abertura 2.693 e a construção civil com mais 1.542. Entre os grandes setores da economia estadual, somente o comércio teve saldo negativo. As empresas do setor fecharam 2.659 vagas.

Em todo o país, o resultado do emprego foi negativo em 40.864 vagas, embora a indústria de transformação tenha fechado com resultado positivo de 17.501 empregos.

Entre os municípios catarinenses, Fraiburgo, com a colheita da maçã, saiu na frente a fazer 1.537 contratações, seguido por Joinville, com 1.002 e Timbó, com 460.

Vale destacar que este resultado positivo está ligado à diversificação da economia catarinense. Volta a projetar o Estado na geração de empregos, confirmando a melhor performance nesse importante indicador.

 

Via DC – Coluna estela Benetti