Confirmando indicadores de quase todo o ano passado, Santa Catarina fechou 2014 com a liderança nacional na geração de empregos com carteira assinada. Os números serão divulgados amanhã à tarde pelo ministro do Trabalho, Manoel Dias, na sede do ministério, em Florianópolis. A escolha do local é em função da liderança do Estado.

Com o 6º maior PIB do Brasil (em 2012), SC se destaca pela diversificação da sua economia em setores, regiões e atividades, por isso a maior geração de vagas e o pleno emprego (desemprego em torno de 3%) na maioria das regiões. Outro dado que confirma esta fase da economia de SC melhor do que a nacional é o ìndice de Atividade Econômica Regional (IBCR-SC), calculado pelo Banco Central. De janeiro a novembro teve alta de 2,9% enquanto a média do país ficou em -0,2%.

De acordo com os dados do Caged, no período de janeiro a novembro, SC abriu 90.175 novos empregos,com destaque para 34.231 em serviços, 24.552 na indústria, 12.055 no comércio e 9.687 na construção civil. Na indústria, o setor exportador de alimentos liderou as contratações.

 

Via Blog Estela Benetti – DC