Governo do Estado baixou de 7º para 19º em transparência – Foto: Jonatã Rocha/Secom
Santa Catarina despencou no Índice de Transparência e Governança Pública, divulgado pela Transparência Internacional. O Estado caiu da sétima posição, em 2022, para a 19ª colocação em 2025, entre os 27 governos avaliados. A pontuação também recuou de 74,4 para 63,1, em uma escala de zero a 100. Apesar de ainda estar classificado como “Bom”, o desempenho mostra que a queda não ocorreu por avanços de outros estados, mas pelas fragilidades da própria gestão catarinense. O relatório aponta que o pior desempenho do Governo do Estado está nas dimensões Legal e de Participação Social. Entre os principais problemas estão a ausência de normas sobre dados abertos, conflitos de interesses e vedação ao nepotismo, além da inexistência de um Conselho de Transparência e de Combate à Corrupção ativo e de um Conselho de Usuários dos Serviços Públicos. Outro ponto negativo é a falta de mecanismos que permitam à população participar da discussão do orçamento estadual.
Pontos positivos
O estudo da Transparência Internacional também identificou pontos positivos no Governo do Estado, especialmente nas áreas de Transformação Digital e de Comunicação, Dados e Plataformas. O governo Jorginho Mello (PL) apresenta inovações digitais no atendimento ao cidadão, mantém um laboratório de inovação e de políticas públicas ativo, disponibiliza manuais e cartilhas sobre dados abertos e divulga o Portal de Dados Abertos em sua página oficial. A avaliação da Transparência Internacional deixa claro que o Estado precisa avançar em aspectos estruturais para recuperar posições perdidas.
Ações necessárias
Especialistas da Transparência Internacional apontam que o fortalecimento da legislação e a ampliação da participação social são essenciais para que Santa Catarina volte a figurar entre os melhores colocados do país. A perda de 12 posições em apenas três anos acende um alerta sobre a falta de planejamento e reforça a necessidade de maior compromisso com a transparência e a governança pública.
Via SC em Pauta