desenvolvimento 20220106 1541555607

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) começa  2022 focando em três pilares para estimular o crescimento de Santa Catarina: infraestrutura de transporte, energia, ensino e qualificação profissional. Para o secretário Luciano Buligon, a projeção da economia de Santa Catarina está encaminhada. “Os investimentos nesses pilares auxiliam para uma perspectiva de crescimento da economia aliado a alguns fatores, como o PIB alto, baixa taxa de desemprego e abertura de novas vagas”, destaca.

Na infraestrutura, a secretaria vai contribuir para o investimento em transportes, sejam rodovias, ferrovias, aeroportos e portos. A qualificação da mão de obra é outro pilar importante. A SDE tem a intenção de ofertar no ano de 2022, de forma gratuita, cursos para a capacitação de trabalhadores e profissionais para que estes estejam aptos para ocupar vagas de emprego e, consequentemente, diminuir ainda mais a taxa de desocupação.

Outro pilar é a energia, com destaque para a construção do Terminal Gás Sul (THS), na Baía de Babitonga, no porto de São Francisco do Sul. O investimento  terá capacidade de regaseificação prevista de 15 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, o que poderá ampliar em 179% a oferta do insumo ao estado.

Ainda em relação à energia, também há a implantação da Política Estadual de Transição Energética Justa, que deverá orientar a nova política estadual do carvão. O plano tem a finalidade de iniciar o processo de mudança da economia do sul do Estado criando energias alternativas, preservando empregos para a região.

Crescimento econômico e atração de investimentos

Além disso, a SDE continuará a promover o crescimento econômico gerando emprego e renda, por meio da continuidade de programas como o Juro Zero, que agora é uma política pública permanente, e o Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (PRODEC) com o intuito de estimular a expansão das empresas em SC e atrair novos investimentos. Também continuidade do INVEST SC que foi criado em 2021 para atrair investimentos e incentivos a novos negócios.

Gente Catarina

Todos os setores da SDE, principalmente a Diretoria de Empreendedorismo e Competitividade, a Diretoria de Emprego e Renda e a Diretoria de Desenvolvimento Territorial darão continuidade às ações para desenvolver economicamente os 61 municípios com menor IDH no Estado.

Emprego e Renda – SINE/SC

Em 2022, por meio do Gente Catarina, municípios que fazem parte do programa passarão a contar com novas unidades do Sine Santa Catarina. O órgão também articula parcerias com empresas interessadas para qualificação de mão de obra com base na demanda das vagas oferecidas. O Sine Summer, caravana para divulgar vagas de emprego, deve ocorrer em janeiro, em Laguna.

Inovação

Em relação à inovação, há a previsão de entrega de quatro obras em andamento de Centros de Inovação: Brusque, Itajaí, São Bento do Sul e Tubarão. Além disso, haverá seis encontros presenciais dos gestores dos Centros em diferentes regiões do estado, para troca de experiências e planejamento de ações. Estão previstas também rodadas de Capacitação da Rede de Centros de Inovação envolvendo a formação de gestores e equipes locais sobre as temáticas a serem trabalhadas pelos Centros. Ainda, há a previsão de lançamento de livros que contam a história da Rede Catarinense de Centros de Inovação e do Pacto pela Inovação, programa que será retomado este ano com o retorno das atividades presenciais. Acompanha-se, ainda, e a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional 001/2021 para atualizar o tratamento das atividades de ciência, tecnologia e inovação em SC. A PEC é um dos instrumentos do Novo Marco Legal de CT&I do estado, seguindo a mesma direção do movimento ocorrido em âmbito federal.

Via Governo do Estado de SC