reuniao com a sai 20200826 1126917662

A Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI) apresentou os resultados da pesquisa “Panorama do Comércio Exterior de Santa Catarina 2020” em reunião na última segunda-feira, 24, com o governador Carlos Moisés. O levantamento foi realizado pela SAI no período de 22 de julho e 10 de agosto, com o objetivo de ouvir o setor no estado, aproximando a pasta das empresas e entidades do segmento.

Estruturada pela gerente de Comércio Exterior Julia Baranova, a pesquisa integra tendências apontadas em artigos acadêmicos e relatórios de entidades setoriais. “Os dados da pesquisa foram obtidos de fontes primárias por meio de questionário eletrônico divulgado entre 24 entidades setoriais e foram obtidas respostas de 117 empresas catarinenses que atuam no ramo de Comércio Exterior” diz.

O resultado aponta a necessidade de ações de desburocratização nas esferas estadual e federal, para gerar ainda mais oportunidades para os empresários catarinenses. Por outro lado, as respostas indicaram a aprovação dos agentes à política de estado de apoio ao setor.

De acordo com a secretária da SAI, Daniella Abreu, a pesquisa irá auxiliar o planejamento estratégico da secretaria que será voltado para realização de projetos que apoiem a qualidade de desenvolvimento do comércio exterior do estado. “Além de construir um diagnóstico da percepção dos principais agentes do Comércio Exterior em relação ao ambiente institucional, também abrimos o diálogo com as entidades de classe para trabalharmos juntos”, explica.

A secretária Adjunta da Fazenda, Michele Roncalio, ressaltou a importância de ações que visem a recuperação econômica de Santa Catarina, com objetivo de manutenção dos empregos e desenvolvimento do estado. “A Fazenda estadual vem realizando ações concretas com foco em segurança jurídica para o setor produtivo e na priorização de investimentos para minimizar gargalos que impactam no escoamento de produção. Mas é importante que sejam mantidas e ampliadas as ações que garantem a qualidade dos produtos catarinenses para a conquista do mercado nacional e internacional”, reforça.

Nas próximas semanas, os órgãos de governo irão trabalhar em conjunto na revisão das demandas identificadas na pesquisa. Além de atuar na comunicação de ações que já estão em andamento e de soluções adotadas.

Também participaram da reunião o secretário da Administração, Jorge Tasca, o presidentes da SC Parcerias Enio Alberto Parmeggiani, e do Badesc Eduardo Alexandre Corrêa de Machado, os presidentes dos Portos de São Francisco do Sul, Fabiano Ramalho, e de Imbituba, Luiz Braga, e a representante da SDE Aline Ghisi.

Via SEFAZ/SC