whatsapp image 2020 11 05 at 17.23.24

Nesta quinta-feira, 5, o secretário de Estado da Fazenda (SEF/SC), Paulo Eli, recebeu o presidente do Asilo Irmão Joaquim, Hipólito do Vale Pereira Neto, e o diretor financeiro da instituição, Vitor Warken Filho. O objetivo da reunião foi solicitar auxílio ao Governo estadual, por meio do Fundo do Idoso, para garantir que as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) tenham suporte financeiro. “Viemos pedir socorro para o Governo do Estado, pois as instituições estão passando por mais dificuldades em função da pandemia”, disse o presidente.

O secretário da SEF/SC ressalta que, desde o ano passado, as empresas instaladas no Estado que possuem Tratamento Tributário Diferenciado (TTD) passaram a contribuir com o Fundo da Infância e do Adolescente (FIA) e o Fundo do Idoso. A medida está prevista na Lei no 17.762, de 7 de agosto de 2019. “Estamos elaborando as normas para operacionalização dos recursos”, explicou Eli.

Localizado em Florianópolis, o Asilo Irmão Joaquim é uma instituição filantrópica centenária que abriga atualmente 22 homens e 14 mulheres com idades variando entre 60 e 98 anos. Além do acolhimento, são fornecidas seis refeições diárias, atendimento médico, fisioterapia e atividades de lazer.

Via SEFAZ/SC