Santa Catarina registrou em setembro crescimento 0,6% nos serviços na comparação com o mês anterior, agosto. O resultado divulgado hoje pelo IBGE foi melhor do que a média nacional, que teve retração de 0,3% na mesma comparação. Frente a setembro do ano passado, o Estado teve queda de 7,4% enquanto o Brasil recuou 4,9%. As maiores quedas nos serviços, em Santa Catarina, no período de janeiro a setembro deste ano, foram registradas nos transportes (-14,6%) e nos serviços profissionais (-7,3%). Os serviços para famílias caíram 4,4% e outros serviços tiveram retração de 4,6% frente ao mesmo período de 2015.

A retração maior do transporte se deve ao impacto da crise na logística como um todo porque Santa Catarina sedia transportadoras com atuação nacional e diversos centros de distribuição que recebem mercadorias pelos portos do Estado.

Atividade turística 

O levantamento do IBGE apurou que em Santa Catarina no mês de setembro houve uma queda de 5,1% da atividades turística frente ao mês anterior, agosto, enquanto que no Brasil o setor cresceu 1,5%.

 

Via DC – Coluna Estela Benetti