Schulz compressores de ar Divulgacao 944x531 1

IBCR-SC, que é uma prévia do PIB, mostra que o ano começou com altas setoriais puxadas pelos mercados interno e externo

O começo de 2024 para Santa Catarina foi com ritmo da economia acima da média nacional. O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-SC) teve alta de 4,3% em janeiro frente ao mesmo mês de 2023, superando a média do país que subiu 3,4% na mesma comparação. O indicador, apurado pelo Banco Central (BC), é considerado uma prévia da variação do Produto Interno Bruto (PIB).

O desempenho de SC foi puxado pela alta de 10,2% dos serviços frente ao mesmo período do ano anterior, e pelas altas de 6,3% da indústria e de 2,8% do varejo ampliado, na mesma comparação. O indicador é acompanhado pelo Observatório Fiesc, da Federação das Indústrias de Santa Catarina.

O destaque no setor de serviços foi no grupo de serviços profissionais, administrativos e complementares, prestados mais para empresas, que subiu 25,7% frente a janeiro do ano passado, segundo a pesquisa mensal do IBGE. O grupo de informação e comunicação teve alta de 8,2%, transportes 6,9% e serviços para as famílias (hotéis e restaurantes) 7%.

Para a indústria, na avaliação do presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, a redução da taxa básica de juros ajudou a impulsionar vendas de bens de capital e bens intermediários.

– Um exemplo disso é a produção de máquinas e equipamentos, que teve expansão de 28,5%, e a de equipamentos elétricos, que teve alta de 19,8% em relação a janeiro de 2023 – destacou o presidente.

A melhora do mercado americano também ajudou as vendas em janeiro, segundo Mario Cezar de Aguiar. Ele citou os setores de madeira, móveis e minerais não-metálicos (revestimentos cerâmicos), que registraram crescimento de exportações no mês em função do início da retomada do setor de construção nos Estados Unidos.

A economista do Observatório Fiesc, Camila Morais, destacou que a diversificação de mercados das exportações de proteína animal também manteve vendas em alta e trouxe reflexos positivos para a economia catarinense.

No caso do varejo ampliado, o destaque positivo foi a venda de veículos e peças, que subiu em volume 12% em janeiro frente ao mesmo mês de 2023, segundo o IBGE. Materiais de escritório e informativa tiveram alta de 7,9%, e hipermercados e supermercados que venderam 1,4% mais, em volume, frente ao mesmo mês do ano anterior.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti