Santa Catarina fechou o mês de abril com recuo de 1,1% no volume de serviços frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal, mas obteve o segundo maior crescimento do ano no acumulado de janeiro a abril, 13,7%, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, divulgada nesta sexta-feira. Na comparação com abril do ano passado, mês com alto isolamento devido à pandemia, o setor cresceu 29,3% e no acumulado de 12 meses o Estado voltou ao azul, com alta de 2,3%, quarto melhor resultado do país.
O Brasil, segundo a pesquisa do IBGE, teve alta de 0,7% em volume de serviços em abril frente ao mês anterior (série com ajustes), cresceu 19,8% frente ao mesmo mês de 2020, registrou alta de 3,7% este ano, mas ainda está no vermelho em 12 meses, -5,4%.
Conforme a pesquisa, em SC, no mês de abril comparado com o mesmo período do ano anterior, o grupo de serviços para famílias cresceu 67,6%, serviços profissionais, administrativos e complementares (43,4%), transportes e correios (39,3%), serviços de comunicação e informação (8,4%) e outros serviços (17%).
Setor de turismo cresce 8,3%
Santa Catarina foi melhor do que a média também no turismo. Segundo o IBGE, o setor cresceu 8,3% em abril frente ao mês anterior na série com ajuste sazonal, teve alta de 80,8% na comparação com o mesmo mês do ano passado, mas, no ano, ainda teve resultado negativo em -12,7% e em 12 meses, -29,2%. O Brasil teve queda no setor de -0,6% em abril frente a março, cresceu 72,6% frente ao mesmo mês de 2020, caiu -17,4% no ano e -36,8% em 12 meses.
O setor de serviços é o que tem mais peso na formação do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense, que junto com o comercio responde por 68% do PIB. A expectativa é de mais crescimento este ano porque as vacinas estão avançando, o isolamento social está baixo e o desemprego no Estado segue o mais baixo do país, com o setor empresarial tendo dificuldades para encontrar profissionais no mercado.
Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti