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Na próxima segunda-feira, 27, servidores da Ouvidoria- Geral e das setoriais de todo Estado participarão de um workshop para aperfeiçoarem o tratamento das respostas às denúncias feitas pelos cidadãos por intermédio da ouvidoria. Intitulada de “Respostas de Ouvidoria e Tratamento de Denúncias” a capacitação é uma parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e terá como ministrante Rodrigo de Bona da Silva, coordenador do Núcleo de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção da CGU- regional de Santa Catarina.

O evento será no auditório da sede da secretaria de Estado da Administração e também contará com a participação de auditores internos, com vistas a trabalhos conjuntos entre as áreas de ouvidoria e auditoria.

O direcionamento e o tratamento adequados das denúncias recebidas via ouvidorias podem servir para o aperfeiçoamento dos serviços prestados pelos entes estatais. Como explica a Ouvidora-Geral de Santa Catarina, Simone de Souza Becker, “a ouvidoria possibilita a interlocução do usuário de serviços públicos com o Estado, mediando o acesso aos serviços e possibilitando que o usuário expresse seu ponto de vista, faça solicitações ou denuncie possíveis irregularidades”. A análise das manifestações recebidas pelas ouvidorias pode servir inclusive para informar os gestores acerca da existência de problemas e, como consequência, provocar melhorias conjunturais e estruturais. E complementa: “o ouvidor é a pessoa que costura relações, abre perspectivas de diálogo, estabelece a comunicação entre as partes. Diante desta importante função, precisa ser capacitado para melhor atender ao usuário”.

O Workshop também tem como objetivo clarear o papel da ouvidoria diante das denúncias recebidas e visa dar melhores condições para que os ouvidores busquem melhorar a qualidade das respostas às manifestações, considerando a forma de tratamento, a linguagem cidadã, o tempo da resposta e a resolutividade das questões.

 

Via Secretaria de Estado da Administração