Em agosto, o setor de serviços registrou no Brasil um crescimento nominal de 4,5% na comparação com igual mês do ano anterior, inferior às taxas observadas em julho (4,6%) e junho (5,8%). Este resultado é o menor desde o início da série, em janeiro de 2012. De janeiro a agosto, a receita registrada foi de 6,7% e no acumulado de 12 meses, o percentual chega a 7,4%, menores taxas da série. Os dados foram divulgados hoje, dia 22, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).

Os serviços prestados às famílias registraram crescimento de 9,0%, seguido pelo setor de serviços profissionais, administrativos e complementares com 7,9%. A área de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio teve aumento de 3,2% enquanto os serviços de informação e comunicação cresceram 1,7%.

O resultado de 1,7% registrado nos Serviços de Informação e comunicação (inferior às variações de 2,1% de julho e 5,7% de junho) combinado com o resultado de 3,2%, registrado nos Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (inferior às variações de 4,6% de julho e 4,7% de junho) foram os fatores que contribuíram para que o resultado do mês de agosto se situasse em um patamar inferior aos dos meses anteriores.

E das 27 unidades da Federação, 23 apresentaram variação positiva na comparação com agosto de 2013. Os destaques foram: Distrito Federal (13,2%), Acre (11,2%) e Tocantins e Rondônia (ambas com 8,2%). Apresentaram variações nominais negativas as seguintes unidades da Federação: Amapá (-3,9%), Piauí (-2,0%), Mato Grosso do Sul (-1,2%) e Espírito Santo (-0,6%).

Via IBGE