captura de tela 2020 11 16 091012

Santa Catarina encerrou setembro com crescimento de 4,9% no volume de serviços frente ao mês anterior na série com ajuste sazonal e também cresceu 3,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O resultado estadual ficou acima da média brasileira, que frente ao mês anterior teve alta de 1,8% e ante setembro de 2019 houve recuo de -7,2%.

Ainda segundo a pesquisa, em função do impacto da pandemia, o setor de serviços de SC segue com desempenho negativo no acumulado do ano, com -6,6%, e nos últimos 12 meses, com -5,2%. Nessas comparações, a média nacional foi recuo de -8,8% e – 6,0%, respectivamente. Considerando receita nominal, o estado também cresceu 4,9% na passagem de agosto para setembro, 3,8% ante o mesmo mês de 2019, recuou -6,0 no ano e -4,0% em 12 meses.

Turismo cresce 17,9% no estado

As atividades turísticas, que são publicadas em separado dentro da PMS do IBGE, registraram em setembro, no estado, crescimento de 17,9% frente ao mês anterior, a segunda alta expressiva desse indicador porque em agosto avançou 17%. Mas na comparação com o mesmo mês do ano passado, o setor recuou -28,3% e mantém forte queda no acumulado do ano, de -31,9%, embora esse seja o melhor resultado entre os estados do país. Em todo o país, o setor turístico cresceu 11,5% em setembro frente ao mês anterior, recuou -38,7% ante o mesmo período de 2019 e no ano, registra -38,8%, segundo o IBGE.

As expectativas são de cautela para o setor de serviços até o final do ano em função da segunda onda da pandemia, que atinge fortemente algumas regiões de Santa Catarina, entre as quais a Grande Florianópolis. Não estão descartadas medidas mais rígidas de restrições de atividades que envolvem público, a exemplo do que está ocorrendo em alguns países da Europa.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti