aeroporto pandemia coronavirus 20210211 1870926518

Alta no primeiro mês do ano foi de 3,4%, a maior em quatro anos

O setor de serviços de Santa Catarina registrou um expressivo crescimento no primeiro mês de 2025. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) nessa quinta-feira (13), a alta no mês de janeiro foi de 3,4%, a maior em quatro anos no Estado. 

O desempenho de Santa Catarina se destaca ainda mais se comparado com a média nacional, que registrou uma retração de 0,2% em janeiro.

O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, diz que o setor de serviços é responsável pela maior fatia do Produto Internado Bruto (PIB) catarinense, portanto o resultado é motivo de comemoração. Ele acrescenta que, em relação ao primeiro mês de 2024, o aumento também foi bastante expressivo: 3,2%, o dobro da média nacional de 1,6%. 

“Esses indicadores demonstram mais uma vez o quanto a economia de Santa Catarina é pujante. O setor de serviços é o mais representativo da economia e está crescendo de forma consistente. Neste ano, devemos ser impactados pelo cenário macroeconômico desafiador, com aumento de juros e da inflação, porém mesmo assim devemos ter um crescimento acima da média nacional, por conta desse dinamismo do nosso Estado”, afirma Dagnoni. 

Dentro do setor de serviços, um dos maiores impactos positivos veio do turismo. Em comparação com janeiro de 2024, a alta foi de 7% em Santa Catarina, o dobro da média nacional de 3,5%. Na comparação com dezembro, o aumento foi de 1,7%, considerando os ajustes sazonais. Nesse caso, houve queda em âmbito nacional de 6,4%.

Via NSCTotal