servicos 0

Em novembro de 2021, SC teve o segundo maior crescimento do país

O setor de serviços em Santa Catarina cresceu mais de 15% acima do cenário pré-pandemia, conforme dados do IBGE. A Pesquisa Mensal dos Serviços, divulgada nesta quinta-feira (13), aponta que SC, em novembro de 2021, teve o 2º maior crescimento entre os 27 estados do Brasil. 

Após uma queda no volume de serviços em outubro, o índice catarinense voltou a subir e teve uma alta de 3,7% em novembro de 2021, puxado pelos serviços de informação e comunicação. O resultado é apenas menor que o de São Paulo (4,0%).  

Este resultado mostra uma recuperação dos serviços no estado. Conforme o IBGE, o volume dos serviços cresceu 15,3% acima do patamar pré-pandemia, considerando os dados de fevereiro de 2020. Índice bem acima do nacional que teve crescimento de 4,5%. 

SC tem 5º maior crescimento no acumulado de 2021

Entre janeiro e novembro de 2021, o volume de serviços em Santa Catarina apresentou crescimento de 14,9%, na comparação com o mesmo período de 2020. O estado mantém o quinto melhor resultado do país.  

No acumulado do ano, todas as categorias acumulam índice positivo no estado. Os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio acumulam o maior avanço no ano, posição que já havia sido alcançada em setembro, com alta de 18,4%.  

Turismo registra queda  

Por outro lado, o resultado de novembro não foi positivo para o setor de turismo em Santa Catarina, que caiu 0,2% na comparação com outubro. Apenas outros três estados também tiveram queda: Bahia, Pernambuco e Espírito Santo.  

Segundo os dados do IBGE, em novembro de 2021, o segmento de serviços turísticos ainda estava 13,4% abaixo do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020. A pesquisa de dezembro, entretanto, deve apontar um avanço do índice, refletindo os dados da temporada de verão.

Via Diário Catarinense