O Presidente Fabiano Dadam e o Diretor de Relações Parlamentares e Institucionais Thiago Chaves, participaram nesta segunda-feira, 27, de reunião com o Secretário da Fazenda Antônio Gavazzoni e representantes da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e da Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP).
O objetivo foi de apresentar um resumo do projeto de emenda à Lei Complementar 661/2015, em tramitação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), que prevê a possibilidade de migração para o SCPREV, sem prejuízo das contribuições realizadas para a aposentadoria.
A proposta é inspirada na Lei Federal 12.618/2012, que estabelece a criação de benefício proporcional ao tempo de contribuição do servidor anterior a sua migração ao plano de previdência complementar. De acordo com os representantes do SINDIFISCO, a adoção desta sistemática permitirá que o Estado se comprometa apenas com o pagamento de aposentadoria até o teto do Regime Geral de Previdência Social, adicionado de um valor proporcional ao tempo contribuído pelo servidor. Além disso, contribuiria, ainda, com a redução do déficit atuarial no Regime Próprio de Previdência Pública do servidor catarinense.
O secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni, considerou que, a princípio, a proposta é boa e que pretende estudá-la com especial atenção nos próximos dias. “O cenário é bem complicado e, por isso, é importante estudarmos alternativas para a questão da previdência dos servidores públicos estaduais. Essa ideia veio em boa hora”, comentou.
A AMC esteve representada no encontro pelo presidente do Conselho Fiscal da entidade, Desembargador Stanley da Silva Braga, e pelo diretor do Departamento de Apoio aos Juízes Vitaliciandos da AMC, Juiz Paulo Eduardo Huergo Farah, que também integra a comissão especial instituída pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para tratar da Reforma da Previdência. A Associação Catarinense do Ministério Público foi representada pelo Presidente Luciano Trierweiller.