sindifisco banner site 01

José Farenzena, presidente do Sindifisco SC

zeca farenzena

Hoje é um dia significativo para nós, auditores fiscais do Estado de Santa Catarina, pois estamos celebrando 35 anos de dedicação, profissionalismo e, acima de tudo, amor pelo que fazemos. A história do Sindifisco SC não pode ser contada sem mencionar cada auditor fiscal que tem sido a espinha dorsal desta entidade ao longo dos anos. E é inegável que a evolução do Fisco catarinense serve como um microcosmo do desenvolvimento do próprio Estado de Santa Catarina.

Voltando três décadas e meia no tempo, a realidade era completamente outra. Vivíamos em um mundo sem a digitalização e a tecnologia que temos hoje. Tudo era feito à mão, e o relacionamento com os contribuintes e com o Estado era majoritariamente em papel. Mesmo com as limitações da época, nosso objetivo sempre foi claro: trabalhar para uma tributação justa e eficiente que efetivamente impulsionasse o desenvolvimento de SC.

A transformação que vivenciamos ao longo desse período é impressionante. Tecnologia de ponta, integração de sistemas e uma capacitação contínua nos permitiram ser mais precisos, eficientes e ágeis. Mais que isso, o Fisco catarinense se tornou uma referência nacional em eficiência. A introdução de tecnologias continua revolucionando a forma como trabalhamos, possibilitando uma abordagem mais estratégica e focada.

Este avanço não apenas beneficiou nossa operação interna, mas também teve um impacto direto e positivo no crescimento sustentável de SC. O Estado se destaca hoje em vários setores, desde agricultura até a tecnologia, e não se pode negar o papel vital do Fisco neste robusto crescimento. Nossas ações possibilitaram mais arrecadação sem aumentar a carga tributária, financiando projetos cruciais em educação, saúde e infraestrutura.

Ao olharmos para trás, é impossível não sentir gratidão e orgulho. Gratidão aos nossos dedicados auditores fiscais, que são o coração e a alma desta entidade. E um imenso orgulho pelo que conseguimos alcançar juntos como um time.

Em nome do Sindifisco SC, estendo meus mais sinceros agradecimentos a cada membro desta instituição. O legado de 35 anos é apenas um ponto de partida para onde queremos ir nos próximos anos. Continuaremos, como sempre, na busca incansável pela excelência e contribuindo para fazer de Santa Catarina um Estado cada vez melhor para todos.