posse

Ato realizado nesta terça-feira (21), em Florianópolis, contou com a participação da Diretoria Executiva do Sindifisco/SC

O Fisco de Santa Catarina ganhou um importante reforço nesta terça-feira (21), com a posse de 70 novos auditores fiscais na Secretaria de Estado da Fazenda. Uma solenidade realizada no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, marcou o ingresso dos servidores públicos na carreira. O time recebeu as boas-vindas do presidente do Sindifisco/SC, o auditor fiscal José Antônio Farenzena, e de outros membros da Diretoria Executiva. Na mesa de autoridades estavam o secretário Paulo Eli, a secretária-adjunta Michele Roncalio e a diretora Lenai Michels (Administração Tributária).

Aprovados no concurso de 2018 no chamado Cadastro Reserva, os novos auditores fiscais vão atuar no monitoramento, fiscalização e inteligência fiscal. Em julho de 2020, outros 90 profissionais foram convocados e, desde então, provaram-se fundamentais para o trabalho de recuperação da arrecadação e da economia catarinense.

Para o presidente Farenzena, as nomeações representam um momento histórico para o Fisco e são resultado de uma luta antiga do Sindifisco/SC pela reposição do quadro de servidores. “Os novos auditores fiscais são fundamentais para reforçar a nossa equipe e qualificar ainda mais as ações de monitoramento, fiscalização e inteligência fiscal. O trabalho da Secretaria de Estado da Fazenda é referência nacional e o mérito é de todos, que desempenham suas funções com dedicação e comprometimento”, disse Farenzena ao parabenizar os novos colegas auditores.

Até a posse dos aprovados no Cadastro Reserva, Santa Catarina contava com 378 auditores fiscais na ativa – no último ano, 22 já se aposentaram e a tendência é que o número de aposentados siga crescendo, considerando a faixa etária e tempo de serviço do quadro atual.

“Por isso batalhamos tanto pela posse de mais este grupo qualificado e de excelente formação, e o Sindifisco/SC se manterá na linha de frente defendendo os interesses dos auditores fiscais e de toda Santa Catarina”, acrescentou Farenzena ao reforçar o compromisso do Sindicato de seguir investindo em capacitações para a carreira.

Durante a cerimônia de posse, a diretora Lenai Michels também deu as boas-vindas aos novos auditores fiscais e enfatizou a responsabilidade do trabalho de cada um no combate à sonegação fiscal para que o Estado mantenha os serviços públicos de qualidade. “Tenham certeza de que vocês assumem uma verdadeira missão na prática da justiça fiscal, um dever a cumprir por Santa Catarina. Façam o seu melhor, com dedicação, competência, eficiência e, acima de tudo, compromisso, que é a chave para o nosso desempenho dentro da instituição.”

Treinamento e qualificação da nova equipe

Os novos auditores fiscais já escolheram em quais Gerências Regionais da Fazenda vão atuar – são 15 hoje no Estado. Dos 70 profissionais, 30 vão ficar em Florianópolis e outros 40 seguem para o interior. Todos devem se apresentar aos locais de trabalho na sexta-feira (24). Já na segunda-feira (27), os novos auditores fiscais iniciam o Curso de Formação, no qual vão conhecer em detalhes o trabalho no Fisco. O treinamento terá duração de 30 dias e será online para facilitar a participação de todos os profissionais.

Na primeira etapa do treinamento, mais intensiva, os auditores fiscais farão uma imersão sobre a organização geral da Fazenda, o fluxo completo do contribuinte dentro do sistema tributário, os métodos de fiscalização e módulos estratégicos do Sistema SAT. Quando já estiverem mais ambientados com as atribuições da SEF, começará a etapa de conteúdos técnicos, conforme as demandas específicas de suas funções.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO SINDIFISCO/SC