O País está trabalhando para colocar em prática um projeto de desenvolvimento das usinas eólicas, para aproveitamento da força dos ventos na produção de energia. Santa Catarina tem forte projeção neste novo cenário com a presença de empresas ligadas diretamente à produção destes equipamentos, mas também envolvidas com o transporte destes produtos especiais, geralmente gigantescos. É o caso da DC Logistics Brasil, especializada nas operações de grande porte, seja por via terrestre, aquática ou aérea.

Segundo dados técnicos da empresa, a produção nacional de artigos para a energia eólica tem menor custo de manutenção e reparo, resultando em maior produção de energia ao longo da vida útil do equipamento e maximizando os retornos econômicos para os investidores. A DC Logistics, com sede em Itajaí, tem atuação em todo o mundo e respondeu até agora por dezenas de operações especiais para o transporte de maquinário, brinquedos de parques de diversão e até rebocadores.

No Brasil, A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mantém um Projeto Estratégico para o Setor Elétrico Nacional, cujo tema é Desenvolvimento de Tecnologia Nacional de Geração Eólica, e atende a uma diretriz do Governo Federal, em busca redução dos custos da energia elétrica e o desenvolvimento no país de tecnologia de geração eólica competitiva mundialmente.

 

Via Economia SC