01

Os transportadores de carga de Santa Catarina perderam, ao final do ano passado, vantagem competitiva que tinham em relação a concorrentes de outros estados na compra de insumos e matérias primas para os seus negócios. O crédito presumido do ICMS era de 30%, e agora é de apenas 20%, igualando-se ao que concedem outros estados.

A mudança decorre de decisão do Conselho de Política Fazendária (Confaz), que reúne todos os secretários de Fazenda das unidades da federação. O então governador Eduardo Pinho Moreira editou decreto nesse sentido no dia 28 de dezembro, para se adequar à nova norma válida para todo o país.

O presidente do sindicato de transportadoras de carga de Joinville e região (Setracajo), Wilson Steingraber, explica que empresas de semireboques – Furgões Joinville e Carrocerias Palmeira – por exemplo, haviam crescido bastante nos últimos anos por conta da vantagem fiscal.

Via NSCTotal – Coluna Claudio Loetz