O Índice de Performance do Varejo (IPV) de março mostra impacto da quarentena no comércio da Região Sul. O movimento de consumidores nas lojas físicas caiu 61,93% em março frente ao mesmo mês de 2019 e 64,81% frente ao mês anterior, fevereiro. Nos shopping centers da região, a retração de público foi maior. Alcançou 55,77% em março frente a março de 2019 e 41,98% em relação ao mês anterior.

O levantamento foi realizado pela FX Retail Analytics, empresa especializada em monitorar fluxo de pessoas, em parceria com a F360º, que atua na gestão de varejo para franquias e empresas de comércio. Essa retração elevada no Sul ocorreu porque a região foi a primeira a adotar isolamento social e Santa Catarina iniciou uma semana antes dos demais.

O IPV apurou que a média nacional foi uma queda de 46,38% no fluxo de pessoas no comércio em março frente ao mesmo mês de 2019 e de 43,27% em relação a fevereiro. Nos shoppings, a média nacional foi um recuo de 44,57% frente ao mesmo mês de 2019 e de 39,69% na comparação com fevereiro.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti