gasolinasalmoduarte 4

Esta semana contou com a divulgação de uma série de indicadores da economia catarinense e, também, com a retomada dos empréstimos do Pronampe, o programa especial de crédito para micro e pequenas empresas. Confira, a seguir, uma síntese dessas notícias.

– A Secretaria da Fazenda informou que a arrecadação do Estado em junho alcançou R$ 2,99 bilhões de reais, crescimento de 0,5% frente ao mês anterior. Pelo segundo mês consecutivo, todos setores que contribuem com ICMS cresceram e isso está permitindo ao setor público do Estado pagar as contas com equilíbrio.

– O IBGE divulgou a pesquisa mensal do comércio de maio. Em Santa Catarina, o varejo restrito cresceu em volume 1,5% frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal, pelo segundo mês consecutivo. O varejo ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, cresceu 4,7% na mesma comparação. O avanço das vacinas está motivando mais pessoas a sair de casa e, por isso, o consumo está aumentando.

– O IBGE também informou que a produção industrial catarinense em maio cresceu 0,1% frente ao mês anterior na série com ajustes, após três meses de queda. No acumulado dos últimos 12 meses teve alta de 12%, a segunda maior do país. Os dados dos últimos meses mostram que a produção industrial de SC está com ritmo menor de crescimento do que no último semestre de 2020 e a expectativa é de que melhore com o impacto positivo das vacinas na economia, tanto no Brasil quanto no exterior.

– A balança comercial catarinense de junho registrou retração de 5% das exportações frente ao mês anterior, mas crescimento de 15,6% no primeiro semestre. As importações tiveram queda de 5,8% frente ao mês anterior e crescimento 65,8% no semestre. Apesar desses recuos no comparativo com o mês anterior, a tendência é de alta. O Estado registrou crescimento nas exportações de carnes para a Ásia e de produtos industrializados aos Estados Unidos, aproveitando a retomada econômica no exterior. Nas importações, predominam insumos industriais, o que impulsiona o crescimento.

– A semana foi de divulgação de taxas de inflação de junho. A de Florianópolis, calculada pela Udesc Esag, subiu 0,62% no mês, cerca da metade da alta do mês anterior. Mas no acumulado de 12 meses, teve alta de 8,78%. A inflação oficial do Brasil, IPCA, subiu 0,53¨% em junho e 8,35% em 12 meses. Além dessas altas, vem mais inflação devido aos aumentos de energia e combustíveis. A alta de preços está afetando as finanças familiares, em especial das famílias com menor renda.

– A semana também contou com o início da liberação da quarta etapa da linha de crédito do Pronampe, para micro e pequenas empresas, com 20% dos recursos ao setor de eventos. A expectativa é emprestar cerca de R$ 25 bilhões no país. O primeiro banco a oferecer foi a Caixa, mais de R$ 6 bilhões. O Sicoob, cooperativa de crédito, anunciou que vai disponibilizar R$ 1,6 bilhão e o Banco do Brasil liberou R$ 3,7 bilhões quarta-feira e já emprestou tudo. Outros bancos também operam a linha.

Como o programa foi transformado em permanente, a expectativa é de que o governo federal libere mais fundo garantidor este ano para que tenha continuidade, informou o senador Jorginho Mello (PL-SC), que foi o autor do projeto. Essa alta procura pelo Pronampe, embora com juro mais caro do que no ano passado, indica confiança das pequenas empresas na retomada da economia.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti