automoveisgabrielhaesbaertnewcodsm

A venda total de veículos, incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, implementos rodoviários e motocicletas alcançou 14.121 unidades em julho, o que representa um acréscimo de 29,27% frente ao mês anterior (10.924). Na comparação com o mesmo mês de 2019, houve queda de 16,88%. As vendas de automóveis e comerciais leves totalizaram 8.475 unidades mês passado, com acréscimo de 19,45% em relação ao mês anterior (7.095) e retração de 27,55% ante julho do ano passado.

Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave), que representa as concessionárias. No período de janeiro a julho, SC vendeu 82.374 veículos, 24,45% a menos do que os mesmos meses de 2019.

No Brasil, a venda geral de veículos alcançou 174.498 unidades em julho, 19% mais do que no mês anterior, quando somou 132.826. Na comparação com o mesmo mês de 2019, a retração seguiu alta, com queda de 28,37%. Para o ano de 2020, a expectativa da Fenabrave é de retração da ordem de 36% frente a 2019.

Apesar disso, o resultado frente ao mês anterior surpreendeu as concessionárias, que fizeram mais pedidos para as indústrias. A maior demanda por carros puxa o crescimento da indústria brasileira desde junho, quando o setor registrou crescimento geral de produção de 8,9% frente a maio.

O melhor desempenho do setor automotivo nacional traz reflexos positivos para a indústria catarinense, que tem um forte setor de autopeças, especialmente no Norte do Estado e Vale do Itajaí.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti