O varejo catarinense registrou crescimento de 10,9% nas vendas de janeiro a abril frente ao mesmo período do ano passado, conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada ontem pelo IBGE. Em abril frente ao mesmo mês de 2017, o setor teve variação positiva de 5%. Já na comparação com o mês anterior, março, a alta ficou em 0,3%. O período mostrou uma queda no ritmo de expansão do setor, que mostra um impacto das compras da Páscoa, que aconteceram principalmente em março neste ano. 

No varejo ampliado, incluindo materiais de construção e veículos, Santa Catarina teve alta de 1,4% em abril frente a março, de 15,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado e de janeiro a abril cresceu 16,2%. 

As maiores altas de vendas neste ano, frente aos quatro meses de 2017, foram de veículos, motocicletas e peças, que subiram 40,4%, materiais de construção 22,1%, eletrodomésticos 10,9% e artigos farmacêuticos, 11,4%.

No Brasil, o varejo registrou alta de 1% frente a março, com ajuste sazonal. Na comparação com abril de 2017, houve crescimento de 0,6% e no ano, a alta ficou em 3,4% frente aos mesmos meses de 2017. 

O crescimento das vendas de eletrodomésticos está ligado à preparação para a Copa do Mundo. O consumidor comprou mais televisores para este mundial frente ao de 2014, que foi no Brasil. A expectativa é de que o setor vai registrar o reflexo dos prejuízos da paralisação dos caminhoneiros em maio.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti