servicos sc

O volume de serviços em Santa Catarina cresceu 14,7% em 2021 na comparação com 2020, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o quinto melhor resultado entre os estados brasileiros. O desempenho também ficou acima da média nacional, que foi de 10,9%.

Considerando o impacto de cada estado na composição do índice nacional, Santa Catarina manteve a quinta maior contribuição, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

O principal destaque em Santa Catarina em 2021 foram transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, com avanço de 18,5%, o maior do ano. Serviços prestados às famílias tiveram alta de 13,7%. Serviços de informação e comunicação computaram incremento de 13% e serviços profissionais, administrativos e complementares subiram 9,6%.

Já a receita nominal de serviços no Estado cresceu 18,2% em 2021 frente a 2020, resultado também superior ao resultado geral do Brasil, que ficou em 14,1%.

Por outro lado, o volume de atividades turísticas deu um salto de 33,7% em Santa Catarina em 2021, reflexo de um verão mais flexível em relação às restrições que ocorreram em 2020. O segmento, no entanto, ainda não se recuperou completamente da crise sanitária. Está 7,7% abaixo do patamar pré-pandemia, considerando fevereiro de 2020.

Via NSCTotal – Coluna Pedro Machado