sede do carf

Análise da proposta no Senado deve ocorrer na próxima quarta-feira

A votação do projeto de lei que muda as regras do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscal) foi adiada para a próxima quarta-feira no plenário do Senado Federal. Havia uma expectativa do tema ser finalizado nesta quinta, mas os senadores decidiram deixar a pauta para a semana que vem.

O projeto é originalmente do governo, editado pelo Ministério da Fazenda, e prevê a retomada do chamado voto de qualidade pró-fisco, quando um representantes do governo no Carf tem o voto de desempate em julgamentos acirrados. A expectativa é que a medida possa trazer uma arrecadação de até R$60 bilhões ao governo em 2024.

A Câmara sugeriu mudanças ao texto do governo, que foram acatadas pelo Senado, como a exclusão da cobrança de multas sobre as dívidas de contribuintes que perderem julgamentos pelo voto de desempate pró-governo. Em outra medida de apoio ao contribuinte, a Câmara aprovou a possibilidade de pagamento ser dividido em até 12 vezes, com início da cobrança em até 90 dias após o julgamento.

A proposta ainda prevê que o contribuinte faça o pagamento apenas após trânsito em julgado, caso ele recorra do resultado à justiça. Para isso, a empresa terá de dar garantias de pagamento, como seguros ou fiadores.

Fonte: O Globo – via Fenafisco