Entramos em 2025 novamente com grande orgulho ao olharmos para a trajetória de realizações dos Auditores Fiscais da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina. Nos últimos anos, o trabalho da carreira foi fundamental para a construção de um ambiente econômico estável e promissor para nosso Estado.
Em 2024, superamos desafios de grande magnitude, incluindo a continuidade de uma política tributária complexa e a necessidade de manter a arrecadação diante de mudanças significativas na legislação. Ainda assim, a Administração Tributária catarinense elevou a eficiência, adaptando-se rapidamente, garantindo a saúde financeira do Estado e proporcionando recursos primordiais para investimentos em áreas como Educação, Saúde e Infraestrutura.
A constante capacitação dos Auditores Fiscais tem sido um fator-chave para esses bons resultados. Iniciativas como o Plano de Ajuste Fiscal (Pafisc) e o Recupera+ e a utilização de ferramentas tecnológicas avançadas, como o sistema Malhas Fiscais, reforçaram nossa capacidade de combate à sonegação e de incentivo à autorregularização dos contribuintes . Além disso, a integração com outras entidades e órgãos públicos tem ampliado o escopo de atuação da fiscalização, como vimos nas importantes parcerias com a Polícia Rodoviária e a Defesa Civil em operações conjuntas.
No último ano, reforçamos nossa missão de orientar e não apenas fiscalizar. O Sindifisco/SC continuou promovendo eventos e capacitações, com destaque para o Fisco em Debate, que trouxe discussões relevantes sobre eficiência fiscal e os rumos da Administração Tributária . Eventos como esse reafirmam nosso compromisso com a melhoria constante e o diálogo transparente com a sociedade catarinense.
Para 2025, nossa visão é de continuidade e evolução. A arrecadação continuará sendo uma prioridade, mas o foco será ampliado para garantir um ambiente de negócios ainda mais favorável, baseado na justiça tributária e na segurança jurídica. A Reforma Tributária em discussão no Congresso certamente trará impactos, e estaremos atentos e prontos para que Santa Catarina siga no caminho do desenvolvimento sustentável.
Encerramos 2024 com um saldo positivo, tanto nos resultados fiscais quanto no fortalecimento da nossa carreira. A todos os colegas Auditores Fiscais, registramos nosso reconhecimento pelo esforço e dedicação que garantem o crescimento de nosso Estado.
O Sindifisco/SC renova seu compromisso com cada filiado e com otimismo seguimos firmes em nossa missão de garantir um futuro ainda mais próspero para Santa Catarina.
José Antônio Farenzena
PRESIDENTE DO SINDIFISCO/SC