miltonhobusfotobrunocollacoagenciaal

Para que pequenos negócios afetados pela pandemia possam ser impulsionados com recursos do juro zero, o presidente da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, deputado Milton Hobus (PSD), apresentou nesta terça-feira um projeto de emenda à Medida Provisória (MP) com esse objetivo. O parlamentar sugere que não seja considerado impedimento para acesso à linha de crédito o fato do beneficiário estar negativado em instituições de análise de crédito públicas ou privadas, com débitos ajuizados ou não, desde que o negócio esteja ativo nos últimos 24 meses.

Hobus é o relator da MP do governo do Estado que institui programa de crédito para auxiliar micro e pequenas empresas do Estado nesta fase da pandemia. A projeção do governo é conceder R$ 1,5 bilhão em empréstimos este ano. O programa do governo prevê que micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais tenham acesso a recursos com juros subsidiados junto aos bancos Badesc e BRDE. O programa prevê carência de um ano e pagamento em 36 vezes. Pelo juro zero, a empresa pode obter até R$ 10 mil e em outras linhas de crédito pode chegar a R$ 100 mil.

Hobus observou que no ano passado, o número de pequenas empresas que buscou crédito na pandemia cresceu de 39% para 46% no país segundo a FGV. Contudo, muitas que procuraram o Pronampe não puderam acessar recursos porque havia restrição do CPF ou o cadastro na Serasa estava negativo.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti