nfff materia 1

Incentivos fiscais e digitalização

Secretarias da área econômica do governo estadual trabalham para facilitar investimentos. Atualmente, projetos industriais que somam mais de R$ 1 bilhão aguardam aprovação do incentivo do Prodec. E o Estado negocia contrato para oferta de internet rápida via satélite ao meio rural, para facilitar o uso de tecnologia pelo agronegócio.

De acordo com o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, os pedidos para liberação de incentivo do Prodec – programa que posterga a arrecadação de ICMS – somam investimentos superiores a R$ 1 bilhão em todo o Estado.

Juntas, essas empresas vão gerar mais de 1.500 empregos diretos. Para a autorização desses benefícios, o novo governo precisa nomear o conselho do Prodec, o que pode ser feito nos próximos dias.

Segundo Drevek, o governo vai reativar também o Pró-Emprego, incentivo voltado para empresas interessadas em instalar principalmente sistemas logísticos no Estado.. São essas empresas que aquecem diretamente a movimentação portuária catarinense.

Internet rural

O meio rural catarinense, com cada vez mais agroindústrias e outros negócios, não enfrenta somente a carência de energia pela falta de linhas trifásicas. A oferta de internet rápida e de qualidade também é um obstáculo.

Por isso a Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI) está negociando a contratação de um serviço para oferecer internet via satélite a todo o Estado. A expectativa é de que o contrato seja assinado em breve para oferecer o serviço no segundo semestre, informa o secretário Juliano Froehner.

Segundo ele, uma das principais novas funções da internet no campo será para a emissão de nota fiscal eletrônica (a Nota Fiscal Fácil), que entrou em vigor no transporte de cargas. O Estado fará uma contratação, mas, para ter o serviço, as empresas ou propriedades rurais terão que pagar uma mensalidade ao prestador, a preços de mercado.

Todas nomeações

Para o setor produtivo, quando o governo terminar as nomeações na área econômica será possível avançar mais com algumas pautas. Questionado segunda-feira pela coluna sobre os primeiros 100 dias da gestão de Jorginho Mello, o presidente da Federação das Indústrias, Mario Cezar de Aguiar, disse que faz uma avaliação positiva. Mas chamou a atenção para a importância de finalizar as nomeações.

Todas nomeações

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti