dinheirofotomarcellocasaljrag

A média de arrecadação de impostos, taxas e contribuições federais pagas por cada catarinense em 2021 já soma R$ R$ 8.167,38, entre janeiro e outubro. O valor é mais do que o dobro da arrecadação estadual, que soma R$ 4.081,09. Não entram na conta as contribuições previdenciárias.

Até dezembro, a expectativa é que a União bata um novo recorde de arrecadação em Santa Catarina e ultrapasse o volume do ano passado, quando o governo federal fez a maior arrecadação da história em território catarinense – o equivalente a R$ 69 bilhões.

A “mordida” é reflexo da retomada econômica no Estado, mas também chama atenção para a disparidade na distribuição de recursos da União. SC é o 24º em uma lista decrescente, que aponta qual o retorno dos impostos federais para cada estado no país.

A falta de recursos federais para investimentos fez o Governo do Estado injetar R$ 465 milhões em obras de rodovias federais neste ano, e a conta pode aumentar. Há expectativa de que verbas do Estado paguem pela abertura de terceira faixa na BR-282, entre a Grande Florianópolis e a Serra Catarinense.

Via NSCTotal – Coluna Dagmara Spautz