José Antônio Farenzena, presidente do Sindifisco SC

Um boletim divulgado recentemente pelo Conselho Nacional de Política Fazendária mostra que a média de crescimento da arrecadação entre os estados brasileiros, no primeiro semestre de 2019, foi de 6,79%. Em Santa Catarina, a média foi de 17,99%, número que só corrobora o que acontece há pelo menos cinco anos: a arrecadação catarinense cresce muito acima da média nacional. A excelência da auditoria fiscal tributária de Santa Catarina é indispensável nessa engrenagem de um Estado tão diferenciado.

A conjuntura de localização, mão de obra de qualidade e empreendedorismo do povo catarinense criou um ambiente propício ao sucesso, que aliado ao trabalho especializado do Fisco, solidificou a posição de vanguarda do Estado em relação aos principais indicadores econômicos e sociais. Atraímos mais empresas, geramos mais empregos, temos a melhor expectativa e qualidade de vida do Brasil.

Os sistemas de monitoramento e fiscalização dos segmentos econômicos utilizados pelos auditores de SC foram desenvolvidos, quase em sua totalidade, por colegas da carreira, os “pratas da casa”. Tais sistemas são diariamente estudados por outros Estados e materializam o conhecimento, a experiência e a dedicação da fiscalização catarinense.

O trabalho do auditor fiscal é essencial à obtenção de recursos para a execução das políticas públicas e para o equilíbrio econômico. Infelizmente, parte da sociedade não está madura o suficiente para efetuar o pagamento dos tributos de forma voluntária, e a atuação é fundamental para que haja dinheiro em caixa para saldar a folha de pagamento, atrair novos empreendimentos ao Estado, efetuar investimentos e manter a roda da economia a girar.

Por isso temos muito a comemorar neste 22 de outubro, dia em que o Sindicato dos Fiscais da Fazenda de SC completa 31 anos de fundação. Nessas mais de três décadas passamos por turbulências, mas mantivemos a união, nosso maior patrimônio. Foi com esse espírito de equipe que colaboramos com soluções para os desafios do Estado e dos governos que por esse período passaram.

Fonte: NSC DC