Encontro entre governadores e o presidente em exercício Michel Temer, que deve ocorrer esta semana, será decisivo para as pretensões catarinenses.

Ainda esta semana o presidente em exercício Michel Temer deverá se reunir com os governadores, em Brasília, e o assunto renegociação da dívida com a União deverá estar à mesa. O governador Raimundo Colombo aguarda a confirmação, provavelmente nesta quarta-feira, para debater um assunto que foi levantado por Santa Catarina.

O governo Temer incluiu na meta fiscal, que assume um rombo de R$ 170,5 bilhões nas contas públicas, a parte necessária para rolar a dívida dos estados com a União. Já o governo catarinense entrou no Supremo Tribunal Federal para mudar o indexador, a Selic Acumulada (juros simples), conforme foi aprovado pelo Congresso, em 2014, e que Dilma Rousseff não deixou entrar em vigor este ano. Pelos cálculos da tese catarinense, o Estado passa a credor da União, mas o Supremo Tribunal Federal deu um prazo, hoje em torno de 20 anos, para que os entes federados entrassem em acordo.

O encontro dos governadores também prevê uma conversa prolongada com Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado. O momento em que administrações estaduais, como as do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, atrasam salários e não honram os compromissos com fornecedores e serviços públicos, Colombo já fez vários alertas sobre o rumo que a crise econômica, com reflexos na arrecadação de impostos, trarão a Santa Catarina, caso não saia uma solução que ajude na recuperação das finanças.

Via ND – Coluna Roberto Azevedo