202304140941290 1

Nesta quinta-feira (13), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia do Continente de Florianópolis, realizou uma operação policial em Maracanaú, no Ceará, com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão. A ação atende um pleito da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC) para combater crimes de fraude cometidos contra clientes e escritórios de advocacia.

Os golpistas usam aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram para entrar em contato com as vítimas, muitos deles clientes de advogados, solicitando o pagamento de serviços de créditos e dados para liberar valores de precatórios por meio de quitação de taxas. O objetivo é roubar dados e valores dessas pessoas.

Cláudia Prudêncio destacou que a ação é resultado de um pedido da Ordem catarinense, em fevereiro a presidente, acompanhada pelo tesoureiro da OAB/SC, Rafael Burigo, foi recebida pelo delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, por conta do grande número de escritórios que estavam sendo vítimas de golpes. “A consideração da nossa polícia judiciária estadual junto à entidade máxima dos advogados e advogadas, tem aproximado cada vez mais a instituição para avançar com soluções para demandas comuns”, afirmou.

Até o momento, foram identificadas cinco vítimas em Santa Catarina, mas nenhuma delas sofreu perda financeira.

A PCSC já apreendeu diversos materiais probatórios que serão utilizados para instruir o inquérito policial em trânsito e identificar outras vítimas e escritórios de advocacia usados como fachada para o golpe.

A Polícia Civil de Santa Catarina conta com o apoio da Polícia Civil do Ceará na operação.

Via OAB/SC