micheleroncalio 1

A secretária adjunta da Fazenda de Santa Catarina (Sefaz/SC), Michele Patrícia Roncalio, foi eleita nesta quarta-feira vice-presidente do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin), que faz assessoramento ao Conselho Nacional de Administração Fazendária (Confaz). A presidente do grupo, Célia Carvalho, assessora especial da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) foi reeleita para a função no mandato de 2021-2022. O pleito fortaleceu a presença feminina nesse órgão técnico, que é um dos principais no assessoramento do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Participam do Gefin secretários adjuntos de Fazenda, subsecretários, contadores gerais e assessores de secretarias de fazenda dos 26 estados e do Distrito Federal. O grupo faz estudos, difunde melhores práticas de finanças públicas, sugere uso de sistemas e soluções, analisa execução orçamentária e financeira e toma outras medidas, tudo visando contas públicas saudáveis.

– Santa Catarina, na coordenação geral, tem a oportunidade de participar mais efetivamente nas discussões que impactam as finanças dos estados. Trata-se de um reconhecimento, pois o Estado segue sendo referência em política fiscal – disse a secretária adjunta.

Nascida em Blumenau, contadora, Michele Roncalio é servidora de carreira da Secretaria de Estado da Fazenda de SC. Ela foi a primeira mulher a assumir o cargo de secretária adjunta da Fazenda estadual e também foi a primeira mulher a assumir a pasta da Fazenda, mesmo que interinamente, nas férias do secretário Paulo Eli. Ainda em 2018, ocupou a diretoria tributária da pasta, também sendo pioneira como mulher.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti