Embora economistas renomados defendessem há mais de um ano um aumento da carga tributária para amenizar o rombo das contas do governo federal, a decisão de elevar o PIS e Cofins dos combustíveis, nos últimos dias, gerou críticas acima da média no país, com forte ação nas redes sociais.

Facisc). Segundo o vice-presidente da Indústria da Facisc, André Gaidzinski, essa alta média de R$ 0,41 no litro da gasolina é de R$ 0,21 por litro de dieseldecepciona empresários e a sociedade como um todo. Ele lembra que isso impacta todos os consumidores.

Entidades do setor agrícola do país fizeram os cálculos sobre o impacto nos custos de produção. Será de R$ 51 por hectare plantado, o que somará R$ 1,4 bilhão no Brasil. Em Santa Catarina, os produtores dos principais grãos – soja, arroz e milho e milho silagem – terão um acréscimo de custo superior a R$ 68 milhões.

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) também avaliou que a alta de impostos sobre os combustíveis é muito prejudicial ao setor, vai reduzir vendas. Alerta que o acréscimo de arrecadação deveria vir com o crescimento econômico. E o governo precisa cortar mais despesas. O fato é que o governo de Michel Temer resolveu gastar mais para se manter no executivo e quem vai pagar são os brasileiros que ganham menos.

Via DC – Coluna Estela Benetti